Banco de dados oferece independência de conexão e otimização de tempo

Por Michelle Magri (4º ano/ Uninove)

A utilização de bancos de dados no jornalismo não é algo novo. Desde a década de 80 as redações já eram informatizadas. Com a implementação das técnicas de reportagem que usam o computador como ferramenta principal, a chamada Reportagem Assistida por Computador (RAC), tornou-se mais simples e pertinente o armazenamento de conteúdos.

Para o jornalista, mestre em políticas públicas e editor no Webinsider, Paulo Rebêlo, todo jornalista deve saber as regras da RAC. “Se você é jornalista tem que ter muita precisão no que faz, então, aprender a usar as técnicas avançadas do Google é fundamental. Isso vai servir não só para alimentar seu banco de dados, mas para você produzir suas matérias e sem erro”, ressalta.

A cobrança pela produção imediata de conteúdo aliada ao excesso de tarefas faz com que o jornalista nem sempre salve as informações levantadas naquele dia. Porém, segundo Rebêlo, é extremamente vantajoso fazer um esforço para armazena-las,- “Quando montar um banco de dados você vai saber o que tem ali dentro; vai ter uma precisão muito maior do que se você recorrer ao Google. O que é mais importante é a independência da conexão, com o seu banco, você perde a dependência pela internet, além disso, você otimiza o tempo ao procurar um dado”.

Segundo o jornalista, toda informação que existe pode ser transformada em arquivo e por isso deve ser armazenada: “Eu acho que tem que guardar tudo que é arquivo: ‘reportagens, estudos, teses, fotos, vídeos e etc’. Para isso, basta organizar da melhor forma possível esse conteúdo e não precisa ter um computador potente”, diz. “Contrariando o senso comum, o banco de dados não ocupa espaço. Eu guardo meu ‘pequeno google de bolso’, que tem 12 anos, em um pen drive de apenas três gigas”, conta.

Pensando na compactação dos arquivos, Rebêlo sugere salvá-los no formato PDF, por ser leve e porque pode ser aberto em qualquer sistema. Para ele, salvar as informações no formato DOC é perda de tempo: “o word não foi feito para lidar com arquivos grandes. “Se você salvar em DOC, vai lidar com um problema sério de velocidade. Portanto, o PDF é o formato mais universal, mais rápido e mais simples”, comenta.

Na era do jornalismo digital, novos softwares tornaram simples a adoção de bancos de dados inteligentes que auxiliam profissionais de comunicação na procura pelo material produzido. “Para quem utiliza o PC o programa indicado é o DTSearch, já para quem utiliza o Mac o melhor é o DevonThink, ambos realizam a busca do conteúdo do texto e não apenas da descrição”, explica Paulo, que define o banco de dados como uma forma de sistematizar informações.

Quando o assunto é segurança digital, Paulo alerta para as ‘espetadas’ dos pen drives nos computadores desconhecidos. Segundo ele, principalmente em lan houses, há hackers que instalam programas capazes de copiar automaticamente todas as pastas e documentos do pen drive. Por isso, para driblar a armadilha, o recomendado é criptografar o objeto. “O jeito mais simples é baixar um programa chamado TrueCrypt, que é gratuito e atende todas as plataformas, e então instalar, criar uma senha e criptografar. A criptografia é uma segurança de que ninguém vai ter acesso a seus dados”, alerta.

 

A palestra Banco de dados no jornalismo para iniciantes foi realizada das 9h às 10h30 de 2º de julho de 2011, na sede da universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, como parte do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (www.abraji.org.br). Palestrante: Paulo Rebêlo (e-mail rebelo@gmail.com).

 

Sobre Victor Santos

Jornalista pela Unesp/Bauru.

Publicado em 2 de julho de 2011, em Técnicas de RAC e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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