Jornalismo independente: uma alternativa que começa a dar certo

Por: Juliana Conte (jornalista)

Foto: Vinicius Gorczeski (4º ano/Metodista)

Palestra de Joshua Benton e Brant Houston

O jornalismo investigativo online pode ser uma alternativa para aqueles que estão cansados de trabalhar em jornais diários e não encontram espaços para publicar reportagens mais aprofundadas e analíticas.

De acordo com Joshua Benton, diretor da “Nieman Lab”, nos Estados Unidos, essa tendência vem aumentando a cada ano.
No começo, muitos jornalistas começam escrevendo em blogs sem fins lucrativos. Passado certo período, seu nome torna-se conhecido naquele meio e ele consegue entrar com projeto e ganhar recursos a órgãos como o Knigth Center for Journalism in the Americas para realizar reportagens de maior fôlego.

“Eu tenho exemplos de um blog que cobria a indústria do chocolate. Eles fizeram uma reportagem surpreendente sobre uma indústria que dizia vender chocolates de qualidade superior, no entanto, os ingredientes que eles utilizaram eram normais, não tinha nada demais. As pessoas estavam pagando por algo que não correspondia com a verdade”.

Brant Houstan, professor da Universidade de Illinois nos EUA, disse que é necessário buscar matérias que a grande mídia não está preocupada em fazer. Entretanto, para realizar essas publicações é preciso dinheiro, o que acaba dificultando um pouco as coisas.

Ele complementa ainda que países fora dos Estados Unidos não possuem tradição de criar instituições para ajudar os jornalistas com treinamentos e até suporte para realizar as matérias.

A mesa discutiu o Jornalismo Independente On-Line

No Brasil, esse tipo de jornalismo mais investigativo publicado em blogs e outras redes estão começando a ganhar espaço.

A moderadora da conferência, a jornalista Natalia Viana da “Pública”, disse que trabalha com jornalismo independente há sete anos, desde que saiu da revista “Caros Amigos”.

“É possível viver  fora da grande imprensa. Eu fazia matérias e conseguia emplacar em várias plataformas. Isso me dava um retorno financeira que permitia ficar cerca de dois meses só produzindo uma reportagem mais interessante”, finaliza.

A palestra Jornalismo independente on-line foi realizada das 9h às 11h30 de 2 de julho de 2011, na sede da universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, como parte do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (www.abraji.org.br).Palestrantes: Joshua Benton (Nieman Lab), Brant Houston (Investigative News Network). Moderador: Natalia Viana (Pública)

Anúncios

Sobre Victor Santos

Jornalista pela Unesp/Bauru.

Publicado em 2 de julho de 2011, em Jornalismo on-line e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Gostaria de ser um jornalista independente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: