Pauta: uma produção coletiva

Por Efraim Caetano (2º ano/Unicsul)

Godoy, Venéri e Beraba – Pautar e não ser pautado

Quem acorda pela manhã e lê o jornal ou liga o rádio e ouve uma notícia, não imagina o processo da produção da reportagem. Porém, em se tratar disso, os jornalistas Marcelo Godoy, Renata Venéri e Marcelo Beraba tiram de letra. “O trabalho que você vê no jornal no dia seguinte é um trabalho feito por dezenas de pessoas e, não por mini gênios que resolvem tudo sozinho”, afirma Godoy, chefe de reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”.

Beraba, diretor da sucursal no Rio de Janeiro do jornal “O Estado de S.Paulo” e diretor da Abraji, lembra que hoje não há mais o pauteiro como uma função específica. “A produção da pauta é uma produção coletiva e é um a dinâmica completamente diferente da época do pauteiro”, diz.

Para Venéri, chefe de produção da Rádio “BandNewsFM”, produzir notícia para rádio não há mais a formalidade da pauta, pois tudo é “muito dinâmico” e “é necessário que seja assim, senão fica amarrado e burocrático”. E vai além: “rádio é tudo muito rápido. Todo mundo produz notícia”, conclui.

Com uma plateia repleta de estudantes, Godoy e Venéri responderam sobre a chegada dos recém-formados em jornalismo na redação e foram enfáticos ao dizer que a nova geração é uma turma que tem muitas ideias e, o que falta é a técnica. “Não é todo mundo que chega pronto na redação, mas se aprende. Faz parte da sua função orientar”, diz Godoy.

Para a estudante de jornalismo Tamiris Gomes, 20, o conteúdo abordado na palestra é completamente diferente daquele adquirido na universidade e, ressalta que participar do congresso é um diferencial no aprendizado dos estudantes de comunicação.

A palestra Pauta e pauteiro: entre a agenda e a ousadia foi realizada das 11h às 12h30h de 02 de julho de 2011, na sede da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, como parte do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (www.abraji.org.br). A mesa foi moderada pelo jornalista Marcelo Beraba (e-mail marcelo.beraba@grupoestado.com.br). Os palestrantes foram Marcelo Godoy (e-mail marcelo.godoy@grupoestado.com.br) e Renata Venéri (e-mail rveneri@band.com.br).

Anúncios

Sobre Victor Santos

Jornalista pela Unesp/Bauru.

Publicado em 2 de julho de 2011, em Fazer jornalístico e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: