Eduardo Faustini

Por Camila Moura (2º ano/ FIAM)

Repórter: Qual a sua opinião sobre a iniciativa da Abraji, de proporcionar este grande encontro entre profissionais e estudantes, interessados no jornalismo investigativo?

Eduardo Faustini: Eu sou fã incondicional. A Abraji hoje, em tão pouco tempo é uma das associações mais conceituadas no mundo, fazem um trabalho maravilhoso. Eu acho importantíssimo… Quem pensava que, com a morte do Tim Lopes, o jornalismo investigativo fosse acabar, se enganou, ele voltou muito mais forte e deu origem à Abraji, que é esse sucesso que estamos vendo aqui.

Repórter:  O público brasileiro não conhece seu rosto, por que você escolheu este caminho e o que te motiva a continuar?

E.F: Essa vaidade é que tem que acabar de televisão. Você pode fazer televisão sem aparecer.  Nós conseguimos mostrar que há espaço para todo mundo . Hoje, os produtores são repórteres, vão pra rua, pautam, levantam,  editam a matéria e botam no ar  (o Fantástico e a TV Globo desenvolveram isso). Se você tem dentro da redação um rapaz ou uma menina com potencial, porque não usar… a televisão não é só pra quem faz vídeo. O Tyndaro (jornalista investigativo da TV Globo, moderador), por exemplo, poderia fazer vídeo se quisesse, mas ele não gosta, prefere o anonimato. Nesse país é fundamental que você tenha gente que realize esse trabalho, que é a minha paixão.

Repórter:  Qual o futuro do jornalismo investigativo no Brasil?

E.F: Só de ver essa sala cheia com essa garotada interessada é acho maravilhoso. O Brasil não pode abrir mão do jornalismo investigativo.

  1. vc nao tem medo dessas pessoas te matar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: