Joe Blozis

Por Maria Clara Lima (4º ano/ Unesp)

Joseph Blozis foi chefe do “CSI” (Crime Scene Investigation) da Polícia de Nova York por 13 anos e falou sobre o emprego das técnicas de sequenciamento de DNA nas investigações criminais e judiciais pela polícia norte-americana. Ele é formado em ciências criminais pelo FBI, ele atuou em mais de 2.500 cenas de crimes. O detetive trabalhou no “Ground Zero”, local da queda das Torres Gêmeas, em 2001. Blozis faz consultoria para a equipe de roteiristas da série americana “CSI”.

Joe Blozis (CSI da Polícia de Nova York)

O que o senhor achou da palestra de hoje?

J.B.: Uma fantástica troca de conhecimento. Ao vir aqui, sabia o que eu iria falar, mas o mais interessante é o intercâmbio de experiência entre investigadores e jornalistas e nós palestrantes. Chega uma hora em que isso aqui vira uma conversa em que todos aprendem.

Quais as semelhanças e diferenças nas investigações de cenas de crimes entre o Brasil e o Estados Unidos?

J.B.: Conheci o Celso Perioli [Superitendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo], e me impressionei com o potencial investigativo da cidade. Vi o laboratório e como ele trabalha. Fico feliz em perceber que há muito mais semelhanças do que diferenças entre nós. O que posso comentar é que a falta de recursos impede a eficácia da polícia científica, e do uso do DNA nas cenas do crime. Com mais dinheiro, se pode não só contratar, mas melhorar a qualidade do pessoal, além do investimento em equipamento.

Como o DNA pode ajudar o jornalismo investigativo…

J.B.: Como nas investigações criminais feitas pela polícia, os jornalistas podem se especializar nas leituras desses dados. Espero que em um futuro próximo, o DNA possa ser mais aproveitado nas investigações. É preciso curiosidade e o conhecimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: