Elaíze Farias

Por Taina Mansani (Ciências Sociais/USP e jornalismo/ Cásper Líbero)

Elaíze Farias é jornalista editora de Amazônia do portal A Crítica, de Manaus (AM). Ela faz especialização em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e assistiu ao workshop Questão indígena no Brasil: elementos para um jornalismo de precisão e investigativo, ministrado pelo também jornalista e antropólogo Spensy Pimentel (USP). É a primeira vez que ela participa do Congresso Internacional em Jornalismo Investigativo, promovido pela ABRAJI.

Repórter: Por que você escolheu trabalhar com a questão indígena?

Elaíze Farias: O meu interesse pessoal  vem do envolvimento político, e também pela minha própria origem étnica Sateré-Mawé, da região do baixo rio Amazonas.

Repórter: O que a motivou a vir ao 6ºCongresso Internacional de Jornalismo Investigativo?

E.F.: Não apenas pela questão indígena, mas também por outros temas do jornalismo, como o jornalismo on-line e investigativo. De fato, [vim] para aprender e também para dialogar com outros jornalistas e outros interlocutores, passar as experiências que eu tive e ouvir também. Conhecer melhor a realidade de outros povos indígenas. Eu trabalho no estado do Amazonas, mas não estou por dentro, por exemplo, do que acontece no Nordeste ou no Mato Grosso. Conheço como leitora, mas é sempre bom ouvir também.

Repórter: Você poderia elencar o que mais chamou sua atenção durante a palestra?

E.F.: A reprodução dos conceitos e discursos pelos jornalistas sobre o que é ou que não é índio. O jornalista precisa abandonar esses conceitos e demonstrar interesse em questionar seus pressupostos. Mesmo que o tempo seja curto, ele pode se empenhar em aprender mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: