Jornalismo investigativo exige planejamento e paciência

Por Luiz Felipe Guimarães ( 1º ano/ ECA/USP)

Foto: Lina Ibañez (publicitária)

Os jornalistas Leandro Colon, Matheus Leitão e Roberto Maltchik, em mesa moderada por Fernando Molica, discutiram a cobertura dos escândalos de Brasília. Apresentando suas matérias, os jornalistas provaram que para fazer jornalismo investigativo é preciso método.

“Siga o dinheiro” foi a dica dada por Matheus Leitão. O jornalista frisou que o importante não é a quantia, mas sim como está sendo usado. Como ele mesmo disse: “Às vezes a quantia desviada não passa de mil reais, mas é por isso que vamos deixar investigar e noticiar?”.

Leandro Colon, Fernando Molica e Matheus Leitão.

É preciso paciência, estar sempre atento às publicações do Diário Oficial e manter um bom contato com as fontes. “As minhas principais fontes são o Diário Oficial, os cartórios, os sites dos ministérios e, é claro, algumas particulares”, disse Leandro Colon . Para Maltchik “o trabalho do repórter investigativo não tem ‘arapongagem’, o que importa é o seu método de pesquisa das fontes, a maioria públicas”.

O moderador, Fernando Molica, brincou ao dizer que esse tipo de cobertura demanda um trabalho constante: “O manancial de roubalheira no país é muito grande. Isso aqui não é a Suécia”.

A palestra Cobertura Política em Brasília: a era dos escândalos foi realizada das 14h às 15h30 de 2 de julho de 2011, na sede da universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, como parte do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (www.abraji.org.br). Palestrantes: Roberto Maltchik (O Globo), Matheus Leitão (Folha de S. Paulo), Leandro Colon (O Estado de S. Paulo) Moderador: Fernando Molica (O Dia)

Anúncios

Publicado em 2 de julho de 2011, em Política e administração pública e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: