“Os blogs se tornaram obsoletos”, diz Alon Feuerwerker

Por Vinícius Gorczeski (4ºano/Metodista)

Foto: Luana Copini (4º ano/Mackenzie)

Apuração bem cuidada, ouvir todos os atores envolvidos num processo e, assim, chegar o mais próximo possível da “verdade”. Essas são condições básicas para integrar opinião e jornalismo, principalmente nas produções para blog. Apesar da nomenclatura de blogueiro do “Correio Braziliense”, Alon Feuerwerker acredita que o conceito tenha se tornado obsoleto nos últimos três anos. Para ele, agora são as redes sociais que ditam quando e como o usuário buscará a informação que deseja.

Mas o assunto divide opiniões e causou alvoroço entre os estudantes de jornalismo que participaram da conversa com o repórter e outro blogueiro, Josias de Souza, da “Folha de São Paulo”, durante o 6º Congresso da Abraji. Souza diz ainda preferir textos de fôlego, “charmosos”, com menor aproximação entre opinião e jornalismo.

Josias de Souza (Folha de S. Paulo)

O jornalista da Folha defende uma tendência que teria se consolidado na imprensa brasileira: a interpretação dos fatos. “Não faço textos curtos porque me dizem que ninguém irá ler textos longos. Se o cara não quiser ler é opção dele, mas acho essa uma visão errada, tem de aprofundar os assuntos, esse é o papel”, diz ele.

A dinamicidade dos blogs e redes sociais gerou dúvidas entre os universitários sobre como é possível evitar erros e falhas de checagem de informações – risco maior no formato online, que por isso carregaria a fama de não ter credibilidade.

Para Feuerweker, o problema é não ser possível corrigir informações erradas ou mal explicadas depois de publicadas. “Se a informação sobre a qual o repórter opinou não se confirma, ele não tem como justificar que mudou de opinião de uma hora para outra. Fica ridículo”, declara.

Já Souza diz preferir levar “250 mil furos” a dar informação errada ao leitor. Avesso ao conceito de informação em tempo real da plataforma digital, diz preferir não fazer das possibilidades da plataforma seu “cavalo de batalha”.

A palestra Blogueiros: o jornalismo de opinião em tempo real foi realizada das 11h às 12h30 de 2 de julho de 2011, na sede da universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, como parte do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Abraji (www.abraji.org.br). Palestrantes: Josias de Souza (Folha de S. Paulo) e Alon Feuerwerker (Correio Braziliense/Abraji)

Anúncios

Sobre Victor Santos

Jornalista pela Unesp/Bauru.

Publicado em 2 de julho de 2011, em Jornalismo on-line e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: